A Associação Quebra-Dados tem em desenvolvimento projetos que se baseiam nos benefícios sociais e cognitivos que os jogos de mesa trazem a pessoas de todas as idades. A componente de socialização inerente ao ato de sentar à volta de uma mesa a jogar com outras pessoas, assim como os momentos de planeamento e tomada de decisão envolvidos durante o processo de um jogo, interagem para proporcionar uma experiência que potencia ao mesmo tempo as capacidades cognitivas e sociais. Assim, trabalhamos para dinamizar atividades lúdicas e divertidas com jogos para pessoas de todas as faixas etárias.

Companion Dice

Um projeto dedicado à promoção dos benefícios dos jogos de mesa com adultos de idade avançada. A componente de socialização dos jogos ajuda a combater o isolamento social que desproporcionalmente afeta esta população. Mais ainda, vários jogos podem ser utilizados de forma a potenciar as capacidades cognitivas que frequentemente entram em declínio com o avançar da idade, devido ao seu foco em competências como o planeamento estratégico, a memória e a adaptação durante a tomada de decisão. Este projeto foca-se não só na dinamização de sessões de jogos com idosos, mas também na formação de terapeutas ocupacionais para a incorporação de jogos de mesa nas suas atividades.

Grow Dice

Um projeto dedicado à promoção dos benefícios dos jogos de mesa com crianças e jovens. Não só a socialização inerente a jogar à volta de uma mesa com outras pessoas potencia o desenvolvimento das capacidades sociais das crianças, as componentes de aprendizagem de regras e realização de ações com base nessas regras ajudam as crianças a interiorizar os processos de tomada de decisão em ambientes controlados e seguros. Mais ainda, existem diversos jogos adequados para o desenvolvimento de capacidades cognitivas nas crianças de várias idades, ajudando a compreender e melhorar processos como a soma e multiplicação, a tomada de decisão, o tempo de reação, a ação e adaptação de acordo com as consequências dessa ação, entre muitos outros. E, para além de todos estes benefícios, muitos jogos de mesa são também indicados para crianças pelo simples facto de serem muito divertidos!

Estamos a recrutar voluntários para estes projetos, por isso, caso tenhas interesse em participar, contacta-nos para o info@quebradados.com