Jogar para aprender, aprender jogando!

Estudos na área da Psicologia e da Educação têm vindo a demonstrar que os jogos de tabuleiro são uma ferramenta fantástica para a solidificação de conteúdos.

A diversão potencia a motivação que, por sua vez, potencia a aprendizagem!

Na Quebra-Dados queremos providenciar essa experiência, organizando sessões com crianças em que se usam jogos de tabuleiro para abordar matérias de disciplinas ao nível do Ensino Primário ou Básico, e foi para isso que foi criado o projeto Grow Dice.

As disciplinas abordadas nas atividades do projeto podem incluir Matemática, Inglês ou outras disciplinas mediante as necessidades das crianças inscritas na atividade.

 


Com base em evidência científica

As atividades do projeto são dinamizadas por Sofia Vilhena, formada em Educação Especial e com vasta experiência no uso de jogos para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Seguindo um plano específico que identifica os melhores jogos para a aprendizagem de determinadas matérias, e adequando as sessões de jogos à faixa etária, nível de aprendizagem e outras necessidades específicas das crianças inscritas, estas atividades têm resultados diretos na aprendizagem – especialmente se a participação for regular.

Sendo atividades divertidas, as crianças sentem-se mais integradas e mais motivadas, libertando a associação entre a aprendizagem e as regras rígidas da escola.

Assim, as crianças aprendem que aprender pode ser divertido!


Local, horário e mais informações

As atividades ocorrem no nosso Espaço Tabuleiro, sito na Rua Brito Capelo, 82, 4050-128 Porto (perto da escola Carolina Michaelis), e o horário é definido casuisticamente tendo em conta as disponibilidades das crianças inscritas.

O valor de inscrição depende se a criança vai integrar uma atividade de grupo ou se necessita de uma sessão individual.

Para qualquer dúvida, inscrições ou mais informações, podem contactar a equipa do projeto através do e-mail: growdice.qd@gmail.com