Desenvolvimento de competências

Os jogos de tabuleiro não só são divertidos, como também têm potencial para estimular diversas soft skills importantes para o trabalho em equipa e o sucesso profissional.

Fomentando a boa disposição, cria-se um ambiente motivante em que a concentração não é incapacitada pelo stress.

Diversas competências podem ser desenvolvidas através dos jogos e a equipa do projeto Dynamic Dice construiu 6 packs diferentes tendo em conta as necessidades específicas da equipa.

Trabalho em equipa

Os jogos cooperativos promovem competências como o trabalho de equipa, a comunicação, a escuta ativa, a resolução de problemas em conjunto e a tomada de decisão coletiva para atingir um plano de ação benéfico para todo o grupo e não apenas para o indivíduo.

O ambiente descontraído da atividade também potencia a que desafios individuais não sejam vistos como aspetos a criticar, mas sim como problemas a resolver pelo grupo, potenciando o espírito de equipa.

Assim, através do uso de jogos cooperativos são estimuladas competências críticas e essenciais ao trabalho em equipa.

Sucesso profissional

Por sua vez, os jogos competitivos estimulam a tomada de decisão à volta das ações dos outros jogadores, que criam diferentes obstáculos e desafios que devem ser ultrapassados.

Muitos destes jogos envolvem constante necessidade de planear e executar uma estratégia, o que propicia a capacidade de previsão de ações e de consequências a curto e longo prazo.

Assim, através do uso de jogos competitivos, os indivíduos desenvolvem competências importantes para o sucesso profissional, que os tornam em assets cada vez mais valiosos para a empresa.