Dados à Aventura

No dia 14 de Dezembro de 2024, o nosso Espaço Tabuleiro acolheu mais de 60 pessoas aficionadas por RPGs,
naquele que foi o nosso maior evento de jogos narrativos desde a Rolinvicta de 2022.

Começámos o dia com duas atividades muito distintas, mas ambas muito interessantes. No nosso rés-do-chão tivemos uma edição do Workshop de Pintura de Miniaturas organizado pela nossa parceira Mythic Forge e orientado por Gonçalo Vasques. Um total de 20 participantes receberam materiais de pintura, duas miniaturas e muitas dicas e ajuda para aprenderem técnicas de pintura!

Enquanto se pincelava no andar de cima, na cave tivemos uma LARP: a primeira que alguma vez foi jogada no nosso espaço! 

Numa LARP (Live Action RolePlaying), as pessoas, em vez de se sentarem à volta de uma mesa e descreverem as ações das suas personagens, movimentam-se pelo espaço à sua volta e encarnam as personagens não só em mente, mas também no corpo.

A LARP que foi jogada neste evento foi orientada por Carolina Magalhães Dias e chama-se Sign: A Game About Being Understood. É baseada na história verídica da Língua Gestual da Nicarágua, onde crianças surdas num país sem língua gestual oficial criaram espontaneamente a sua. Seis pessoas corajosas decidiram aventurar-se nesta experiência que nos faz perceber um pouco melhor a dificuldade de comunicar quando não temos as ferramentas para tal.

De tarde, ambos os andares foram inundados por sessões de RPGs clássicos: três sessões de Dungeons & Dragons, uma sessão de Vampire: the Masquerade e uma sessão de Call of Cthulhu. Muitos dados foram rolados, muitas histórias foram contadas e, acima de tudo, muita diversão encheu o espaço!

Dungeons & Dragons foi criado em 1974 e foi o jogo que originou o que hoje conhecemos como jogos narrativos, jogos de RPG de mesa, ou Tabletop RolePlaying Games. É um jogo colaborativo em que os jogadores interpretam personagens que tentam cumprir uma missão, trabalhando em conjunto e vivendo aventuras num mundo de fantasia.

Convidámos os Bardos do Mondego, nossos parceiros da zona Centro, para assegurarem as sessões de Dungeons & Dragons. Com duas sessões de nível 3 intituladas “A senhora das trevas” e “A praga Mascarada” para os mais experientes e uma sessão de nível 1 chamada “Uma aventura imprevisível” para iniciantes, os Bardos levaram os seus jogadores por várias aventuras!

Ao contrário de D&D, que é um jogo de fantasia medieval, as outras duas sessões tiveram temas mais… horripilantes.

Vampire: the Masquerade, mestrado por André Silva, é um RPG de horror pessoal e fantasia urbana, centrado em vampiros que habitam um mundo de fantasia sombria.

Por sua vez, Call of Cthulhu, mestrado por João Gregório, é um jogo narrativo em que os jogadores interpretam pessoas comuns, investigadores que procuram resolver e revelar mistérios paranormais, normalmente ligados aos Mitos de Cthulhu, tentando sobreviver e manter a mente sã.

De forma a que pudessem praticar as dicas que aprenderam no Workshop da manhã, também tivemos uma mesa de pintura livre, com materiais de pintura, candeeiros e várias miniaturas à disposição (cedidas pela Mythic Forge) para quem quisesse sentar-se a pintar durante o evento. Saíram daqui várias obras de arte!

O snack no topo do bolo foram as novidades que tivemos naquele dia no nosso menu, cortesia de Sharon e Mirona, que prepararam vários snacks temáticos para o evento: pão lembas de Senhor dos Anéis, ovos Eggs of the Beholder, sementes Fireseeds e tostas com hummus temperado de acordo com o alinhamento escolhido (o que teve mais saída foi o Chaotic Evil!).

E, por fim, no final do evento, fizemos o sorteio dos fantásticos prémios cedidos pelos nossos parceiros: os conjuntos de dados metálicos oferecidos pela loja Paradice; o conjunto de figuras do Drácula oferecido pela Heroes & Beasts; o vale para uma sessão de Dungeons & Dragons mestrada pelos Bardos do Mondego; e a miniatura Faircourt Frost-Singer oferecida pela Mythic Forge.

Queremos agradecer imenso a todos os parceiros por nos ajudarem e apoiarem na realização deste evento, desde ajudar a organizar até oferecer prémios para o sorteio – que nos ajudou a angariar fundos para realizar algumas melhorias no espaço Tabuleiro em 2025.

Mas o agradecimento do fundinho do coração tem de vir para quem veio jogar: porque sem vocês nada acontecia. Obrigado por confiarem na Quebra-Dados e tornarem este evento tão especial. Obrigado por trazerem mente aberta e boa disposição. Obrigado pelos sorrisos, pelos risos, pelos elogios, pelo brilho nos olhos de vos vermos a rolar dados com entusiasmo. É por vocês que fazemos o que fazemos.

Vemo-nos no próximo evento?

Fotografias por Diego Alves.